Como melhorar a imunidade no período de Festas?

Como melhorar a imunidade no período de Festas?

Escrito por Mariana Guatimosim

3 dez 2018

Chegou a época do ano mais esperada! É agora que veremos se o ano realmente passou rápido demais, se as metas que estabelecemos foram mesmo impossíveis e se o arroz do natal será com ou sem passas.

Nesse período fazemos milagres com a agenda para dar contar de todos os compromissos e eventos de final de ano: provas finais; trabalho acelerado, para conseguir organizar tudo antes do recesso de natal; festa da empresa; happy hour com os amigos da escola, da faculdade, do trabalho, do futebol… Com isso, o estresse aumenta, a alimentação piora, o consumo de bebidas alcoólicas aumenta, as horas de sono ficam reduzidas e, por fim, a imunidade cai.

Mas como evitar que isso aconteça, sem deixar de comparecer aos eventos e cumprir com as tarefas? Aqui vão 5 dicas que podem ajudar na melhora da imunidade:

  1. Não esqueça da água:

    A hidratação adequada do corpo é fundamental para repor a água perdida ao longo do dia, além de auxiliar na eliminação de substâncias tóxicas, na termorregulação, no transporte de nutrientes e no funcionamento adequado do intestino.

  2. Acrescente fibras às suas refeições:

    Elas são fundamentais para o bom funcionamento do intestino e auxiliam no equilíbrio da microbiota intestinal, que está diretamente relacionada à imunidade. Consuma legumes, frutas, verduras, cereais integrais, como a aveia, e sementes, como linhaça e chia.

  3. Invista nas frutas:

    Além de conterem fibras, elas são ricas em vitaminas e minerais, fundamentais para a imunidade, principalmente as frutas cítricas, que possuem maior concentração de vitamina C, como limão, laranja, kiwi, morango, goiaba, caju e acerola.

  4. Inclua própolis na sua rotina:

    Ele é dos melhores e mais práticos aliados práticos à saúde. É conhecido como antibiótico natural, agindo contra as bactérias nocivas sem prejudicar as bactérias benéficas do nosso intestino; além de ser riquíssimo em antioxidantes e auxiliar no funcionamento do intestino.

  5. Acredite nas raízes:

    O gengibre e a cúrcuma são raízes com alto potencial anti-inflamatório que auxiliam no fortalecimento do sistema imunológico. Elas podem ser utilizadas como temperos no preparo de pratos, de molhos e de chás, além de poderem ser consumidas cruas.

Apesar de serem dicas que podem auxiliar na manutenção da boa imunidade, no período de festas e final de ano, esses são hábitos que devem ser colocados em prática em qualquer época do ano. Junto à alimentação saudável e à prática regular de atividades físicas, favorecendo a melhora da qualidade de vida e a promoção da saúde.

Por isso assim que o período de Festas de fim de ano terminar, vem pra Runner e já se prepare para o Verão!

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por Mariana Guatimosim, Nutricionista Clínica.

Mariana Guatimosim (profissional parceira da Runner Academias), acredita na alimentação saudável e prazerosa como a chave para uma vida melhor. Nutricionista formada pela USP atende em consultório particular.