O que emagrece mais: musculação ou treinamento funcional?

O que emagrece mais: musculação ou treinamento funcional?

Escrito por Runner Studio Campinas

6 ago 2018

O emagrecimento é o objetivo de 80 % das pessoas que procuram a nossa academia, seja por motivos estéticos ou recomendações médicas, todos os dias chegam a nossa porta clientes querendo perder peso.

Devido ao treinamento funcional ser uma proposta nova, mas que cresceu muito nos anos é natural que clientes fiquem em dúvida se o método é eficiente para seu problema, e a “famosa” pergunta é feita: O que emagrece mais: MUSCULAÇÃO ou TREINAMENTO FUNCIONAL?

É importante entender um pouco mais sobre os dois tipos de trabalho. A MUSCULAÇÃO é um trabalho resistido, com pesos, onde os músculos são trabalhados de forma isolada (por grupo muscular), já o treinamento funcional (o próprio nome é sugestivo FUNCIONAR, DAR FUNÇÃO) prioriza movimentos naturais e multiarticulares, semelhantes com os do dia a dia, um trabalho que envolve ativação de grandes músculos e diferentes vias de energia.

A perda de peso é reflexo de uma conta básica – quanto você consome de caloria x quanto você gasta de caloria – que resulta em um resultado déficit calórico.

Nossa intenção não é entrar em méritos nutricionais, mas é necessário ressaltar, caso sua alimentação não esteja em equilíbrio para esse déficit, ambos os treinamentos não terão bons resultados.

Voltando a pensar em métodos de treinos, o TREINAMENTO FUNCIONAL tem seu valor quando se trata de gasto energético, as aulas são estruturadas em circuito, com movimentos globais (utilizando mais de um grupo muscular), torna-se um treino intenso com possibilidade de gastar até 800 calorias em uma aula. Vale lembrar que existe um estímulo muscular (força), ou seja, também ocorre um processo de ganho de massa muscular, isso faz com que aumente sua taxa metabólica basal (gasto calórico em repouso).

A musculação não é um método falho, o detalhe é que como as sessões de treino costumam ser menos dinâmicas, sem combinação de estímulos, os efeitos do emagrecimento pode demorar a aparecer.

Uma sessão de treinamento funcional inclui vários estímulos, desde exercícios de força, aeróbicos, explosivos e força de CORE. Toda essa bagunça de estímulos faz com que seu corpo tenha um gasto energético durante a aula e inclusive posteriormente, já que o processo de recuperação também exige uma demanda de energia.

Se você quer perder peso, e para isso está disposto a ter uma nova alimentação e quer encarar um treino eficiente e desafiador, com certeza o treinamento funcional é o método interessante para você incluir na sua rotina de exercícios físicos. Porém tenha em mente que a musculação é o complemento que você irá precisar para atingir níveis mais altos e emagrecer de forma saudável com ganho de massa muscular.

A Runner Academias possui unidades com excelência, profissionais que podem te ajudar durante todo o processo em busca do seu objetivo, e no modelo de Studio atendendo tanto Treinamento funcional quanto Musculação.

Confira nossas unidades Studio e vem pra Runner!