Por que começar a fazer Pilates? 

Por que começar a fazer Pilates? 

Escrito por Laís Toledo

15 abr 2019

A primeira pergunta que um cliente faz quando chega a academia é “Para que serve essa aula?”

Existem inúmeras razões para fazer do Pilates uma constante em sua rotina na academia, de forma geral vamos citar algumas

  • Fortalecimento da Musculatura Abdominal: o método de Joseph Pilates se baseia no fortalecimento da “casa de força”, região abdominal e lombar como sendo o centro de força e estabilização do corpo, o que chamamos também de Contrologia.
  • Reeduca a postura e leva ao correto alinhamento e simetria corporal: como são exercícios mais lentos, que dependem da respiração e muitas vezes unilaterais, consegue-se perceber melhor o alinhamento corporal e trabalhar melhor as diferenças.
  • Melhora a força, a flexibilidade, a resistência e o controle motor: isto ocorre pois utiliza-se muito o peso do próprio corpo, muitos exercícios isométricos e que demandam de alongamento, sempre executados em sequencia melhorando o controle cardio respiratório e motor.
  • Ajuda na reabilitação de lesões: por se tratar de uma atividade muito individualizada, o Pilates consegue ser muito utilizado para reabilitar através do fortalecimento e alongamento.

Outra pergunta que sempre acontece é “Qual a diferença entre o Pilates em sala de aula, mais conhecido como Pilates Solo e o Studio de Pilates, aquele que se utiliza aparelhos ?”

Costumo sempre dizer que “gosto muito mais de dar aula para um aluno no Studio que já fez aula de Pilates Solo do que um que nunca fez”, por que?

Porque entendo que a percepção corporal do aluno (dele com ele mesmo) é muito maior do que quando ele vem diretamente para os aparelhos pois os aparelhos servem para ajudar ou dificultar dependendo do exercício proposto e é muito mais fácil o aluno se confundir com o  movimento, o que não acontece na sala de aula pois o aluno depende unica e exclusivamente dele para a execução do movimento. O Studio de Pilates traz mais opções de exercícios e de graus de dificuldade, bem como é mais exclusivo, podendo o professor dar uma atenção maior, principalmente em casos de reabilitação.

Existem hoje muitas variações do Método Pilates, fato é que o Método está mais do que comprovado como benefício na qualidade de vida do praticante independente de faixa etária ou sexo.

Se tiver dúvida, faça uma aula teste, tenho certeza que vai se apaixonar, seja ela de Pilates Solo ou Pilates Studio, minha recomendação, Faça Pilates!

cta-blog

 

Laís Toledo

Gerente  Runner Academia

f :1150726877

 

Clique na unidade Runner mais próxima de você, encontre horários que se encaixam na sua agenda e comece já suas aulas:

pilates

runner-saude
runner-sao-caetano
runner-freguesia-do-o
runner-mooca
runner-santo-andre
runner-sj-dos-campos
runner-studio-granja-viana
runner-mogi-das-cruzes
runner-jundiai