O Luxo e o Ano Novo

O Luxo e o Ano Novo

Escrito por Katia Robles

9 jan 2019

“Nunca existiu uma pessoa como você antes, não existe ninguém neste mundo como você agora e nem nunca existirá. Veja só o respeito que a vida tem por você. Você é uma obra de arte — impossível de repetir, incomparável, absolutamente única”. (Osho)

Um novo ano se inicia e com ele se renovam as esperanças, os ânimos, os sonhos, as expectativas e a certeza de que tudo será melhor.

O nascimento de um novo ciclo é de extrema importância para nós, seres humanos, quando vislumbramos novas oportunidades de alcançarmos os nossos objetivos. Os conhecimentos e experiências adquiridas ao longo dos anos se somam, gerando uma “bagagem” que nos permite pensar assim. E isso é muito bom!

Quanto ao Mercado de Luxo, pesquisas afirmam que 2018 teve um saldo positivo. Foi um ano de crescimento, tanto a nível nacional quanto mundial. Algumas marcas, inclusive, divulgaram que cresceram muito mais do que o previsto, sendo que em alguns períodos, chegaram a bater recordes.

Diante disso, as expectativas para 2019 são animadoras e a tendência de crescimento se manterá.

No Brasil, mesmo após anos seguidos de crise, este segmento não ficou parado, continuando em ascensão. No final do ano, foi nítido o aquecimento, quando verificamos o aumento de interesse e a sinalização, por parte de diversas empresas estrangeiras, em realizar grandes investimentos. Vimos a construção e inauguração de hotéis e a abertura de novos negócios e lojas, em diferentes regiões do país, inclusive onde há a predominância de “novos ricos”. Além da aquisição, por parte de um conglomerado francês, da rede hoteleira que possui um dos maiores ícones, quando falamos em hotéis de luxo no Brasil.

Com a recuperação da economia, os serviços deverão ganhar mais fôlego e passarão a oferecer mais novidades. As experiências de luxo devem tomar o mercado e serão o grande diferencial competitivo. Assim, os clientes sairão ganhando e as empresas que souberem se destacar, também.

O comércio eletrônico deve conquistar ainda mais clientes, o que obrigará as lojas físicas a oferecerem, cada vez mais, novas experiências a esses clientes tão exigentes. Para isso, o investimento em novas tecnologias será imprescindível.

A tecnologia deve continuar se fundindo aos bens, inclusive aos pertencentes ao Luxo Tradicional, e aos serviços.

O setor do Turismo de Luxo, que já mostrou ótimos resultados em 2018, promete crescer ainda mais. A procura por experiências customizadas, por lugares exóticos, conhecidas como viagens transformadoras, deve ser o novo boom. Fica aqui a dica para quem está pensando em abrir um novo negócio.

O Luxo Consciente deve se tornar cada vez mais frequente, visto que, é uma exigência do consumidor. (Outra dica).

Ou seja, as empresas do Mercado do Luxo devem estar totalmente conectadas ao zeitgeist, caso queiram alcançar o sucesso.

Mas, a mensagem que eu realmente quero deixar aqui para que todos reflitam e ponham em prática é em cima da citação do início do post.

Todos desejam, de alguma forma, fazer parte desse fascinante Mundo do Luxo!

Mas, nós não podemos nos esquecer do essencial.

Uma bolsa ou um carro de marca não pode ser mais importante do que você! Se for, é sinal de que algo está muito errado e merece uma investigação profunda.

O Luxo é maravilhoso, mas antes de você ser VIP (Very Important Person) para os outros, é necessário que você seja MIP (Most Importante Person) para você mesmo.

Como diz o guru indiano Osho, você é uma obra de arte! Logo, você é o seu principal luxo! Então, invista em você!

Cuide da sua saúde física, mental, psicológica e espiritual.

Estude, leia, aprenda, desaprenda, reaprenda, afinal de contas, cultura é luxo.

Curta a família, os filhos, os momentos únicos, os pequenos detalhes, pois nada é para sempre.

E para que você seja realmente “um luxo”, busque a excelência em tudo aquilo que faz e seja uma raridade em atitudes do bem.

 

Desejo a todos um FELIZ 2019!

Abraços.

 

por Katia Robles, especialista em Gestão de Negócios de Luxo.

www.krluxo.com.br

https://www.facebook.com/katiarobles.luxo