10 motivos para começar a praticar natação

10 motivos para começar a praticar natação

Escrito por Runner Academias

8 abr 2019

Praticar natação traz vários benefícios tanto para o corpo quanto para a mente, além de ser uma forma natural de trabalhar os músculos sem a tensão por não haver impacto sentido na colisão contra o chão ou outra superfície.

Por isso sua prática é tão importante e queremos te dar mais motivos ainda para começar a praticar.

Confira 10 motivos para começar a praticar:

  1. É uma atividade “democrática”, pode ser praticada pela maioria das pessoas.
  2. É muito indicada para quem tem problemas articulares. Dentro da piscina, a ação da gravidade é reduzida, pessoas com problemas articulares crônicos ou em estágio de recuperação de lesões, podem se beneficiar do ambiente aquático que proporciona diminuição de até 70%  do impacto nas articulações durante o exercício.
  3. Exercícios na água podem levar a um alto gasto calórico, auxiliando no emagrecimento, quando direcionados para este fim.
  4.  Auxilia no tratamento de doenças respiratórias. Ao exercitar a musculatura envolvida na respiração, ela fica mais fortalecida tornando a respiração mais natural, bem como diminuindo os eventos de crises respiratórias em geral.
  5. Assim como várias modalidades esportivas, a natação promove a sensação de bem-estar físico e mental.
  6. Altamente recomendada para crianças.
  7. Atividade completa: movimenta o corpo inteiro de uma vez só e pode ser feito em família, já que não há restrição de idade. Melhora a flexibilidade, ajuda a reduzir dores nas costas e articulares e auxilia na perda de peso.
  8. Se você é o tipo de pessoa que sofre com dores nas costas, saiba que a natação pode ajudar. Durante as aulas, você estará trabalhando para aliviar as dores musculares e melhorando as articulações e a musculatura, tornando-a mais enrijecida. Dentro da água é possível tirar um peso significativo da coluna, devido as propriedades do ambiente, livre de impacto. Assim, você ganha mais resistência e amplitude de movimentos. Além disso, a prática do exercício ajuda na saúde do coração.
  9. Além de proporcionar diversos benefícios ao corpo humano, que listaremos ao longo deste texto, a natação é considerada um esporte completo por movimentar e exercitar quase todos os grupos musculares simultaneamente, algo que nenhuma outra modalidade esportiva faz.Essa atividade física colabora para o desenvolvimento e a definição da musculatura dos membros superiores e inferiores, do peitoral, das costas e do abdômen.
  10. Em meio aos inúmeros benefícios que os exercícios físicos podem trazer aos praticantes, em termos de longevidade e bem-estar, um deles é o combate à insônia, que está muito associada ao stress do dia-a-dia.  Entretanto, para que haja sucesso, eles devem ser realizados de forma regular.

Luciana Soares

CREF 4261-G

Responsável Técnica Runner Academias

cta-blog

Vamos nadar? Clique na unidade Runner mais próxima de você e comece hoje mesmo:

runner-freguesia-do-o      runner-mooca      runner-santo-andre     runner-saude       runner-sao-caetano